Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
1ª Feira de Empreendedorismo é realizada na Escola José Gilmar Mazini

1ª Feira do Empreendedorismo na Escola José Gilmar Mazini

 

“EMPREENDER É SONHAR, É VER E FAZER DIFERENTE”

 

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro de 2018 a escola municipal “José Gilmar Mazini”, abriu as portas das salas de aula para uma nova ideia! Foi realizada com muito sucesso a 1ª feira do empreendedorismo, uma etapa do programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O projeto é desenvolvido através de parceria entre Sebrae - SP, a Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Educação de Santo Expedito. É parte do programa nacional de educação empreendedora que tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino. Esta iniciativa é destinada a ampliar a educação e a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida: pessoal, profissional e social.

Uma proposta de ensino diferenciada e inovadora que visa oferecer aos alunos noções básicas de empreendedorismo, economia e comércio, para que estejam a cada dia mais preparados para o futuro e para uma vida profissional de sucesso.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

·                    Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

·                    Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

·                    Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

·                    Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do programa Jepp para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A 1ª feira do empreendedorismo foi um sucesso, reuniu os alunos e professores do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos dos períodos da manhã e da tarde, gestores escolares, funcionários da escola, pais, amigos e parentes dos alunos, autoridades do executivo e legislativo (prefeito e vereadores), além de estudantes, docentes e gestores da escola estadual local.

Desde o início do ano letivo de 2018 os professores participaram de capacitações técnicas oferecidas pela equipe do Sebrae com o objetivo de desenvolver o pensamento empreendedor nos alunos do 1º ao 5º ano da rede pública municipal, nas quais aprenderam um pouco mais sobre:

·         O que é o programa Jepp;

·         Por que ensinar empreendedorismo nas escolas;

·         Metodologias de ensino e temas de trabalho;

·         Comportamento empreendedor e plano de negócios;

·         Conheceram atividades desenvolvidas em outras escolas;

·         E tiraram dúvidas para a execução de seu próprio trabalho;

Dessa forma puderam se preparar para orientar nossos alunos da melhor forma possível para ampliarem seu espírito empreendedor conhecendo mais um pouco sobre produção, compra e venda de produtos, além de vivenciarem e contribuírem para a resolução de situações problema, ética e cidadania.

Cada ano escolar desenvolveu o projeto com um tema diferente, alguns foram adaptados a nossa realidade local e na ultima terça-feira, 30 de outubro de 2018, os alunos comercializaram seus produtos para ampliarem ainda mais as relações de comércio.

Foram montadas 5 (cinco) estações para comercializarem os itens produzidos em sala de aula com auxilio dos professores. E este foi o objetivo da feira: comercializar produtos e ampliar conhecimento.

Foram apresentados os seguintes temas:

1º ano: o mundo das ervas aromáticas: Comercializaram perfumes e difusores de ambiente, que além de perfumarem o lar, trazem mais conforto e bem estar, além de contribuem para saúde afastando os mosquitos da dengue.

2º ano: mudas e temperos naturais: Comercializaram mudas de cebolinha, abacate, limão, maracujá e manga, além de pacote de limão e diversos temperos: orégano, açafrão, colorau, manjericão, pimenta calabresa e pimenta do reino moída. Que trazem mais sabor e saúde aos consumidores com uma proposta de alimentação saudável e facilmente produzida, mesmo nos menores espaços.

3º ano: Ecobrink – Brinquedos, Enfeites e Presentes Ecológicos: Comercializaram brinquedos e presentes construídos com produtos ecológicos que visam o menor uso de recursos naturais com aproveitamento de matéria prima ressignificada, que trazem uma maior consciência do uso dos recursos naturais e muita ludicidade, alegria e beleza para o dia a dia.

4º ano: Locadora de Produtos – Doçuras e Travessuras: Comercializaram tempo de diversão com pula-pula e algodão doce. A fim de proporcionar muita alegria e doçura com baixo custo e muita qualidade de vida.

5º ano: Sabores e Cores: Comercializaram doces de leite ninho em pequenas porções, com baixo custo e muita qualidade, para trazer boas recordações da infância e da vida.

Os lucros arrecadados com a venda dos produtos serão revertidos aos alunos em forma de atividade lúdica e cultural escolhida por cada turma a partir de suas próprias motivações e mediante o lucro conquistado.

A Dirigente Municipal de Educação Viviane Albuquerque Franco fez questão de destacar a importância de atividades que envolvem a família e a escola, e frisa “a comunidade escolar ofereceu a toda comunidade local uma noite especial, na qual, todos aprenderam e ensinaram em conjunto. Foi muito significativo ter o envolvimento e a parceria de todos, gestores, funcionários da escola, prefeito, vereadores, pais de alunos, amigos e familiares, e principalmente os professores e alunos que mesmo com um calendário escolar a cumprir, aceitaram o desafio de acolher mais um programa, isso porque acreditam que o conhecimento é transformador e as ações também, a cada um, Parabéns!. Desejamos que toda a comunidade tenham apreciado as produções de nossas crianças e continuem os incentivando nessa nova forma de construir o saber, empreendendo”.

Descrição: D:\ARQUIVOS USUÁRIO\Downloads\20181030_193809.jpg

(Aréa Interna E.M. José Gilmar Mazini)

(Coordenadora SEBREA Juliana Viotto, Supervisor de Ensino Rafael Bento e Dirigente Municipal de Educação Viviane Albuquerque Franco)

 

 

 

 

Data: 13-11-2018 09:00:17