Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
O Município

O MUNICÍPIO

História

DADOS GERAIS

A História do Município de Santo Expedito, remonta aos idos de 1.943, quando aqui chegaram os senhores Joaquim José dos Passos e Arthur Bispo de Oliveira, trazendo com eles várias famílias, em busca de novas perspectivas de trabalho e de melhores condições econômicas.

A região ainda era de certa maneira hostil, não obstante à proximidade dos povoados de Alfredo Marcondes e Álvares Machado. Joaquim José dos Passos e Arthur Bispo de Oliveira, foram de fato os pioneiros, os desbravadores da região onde hoje se ergue a Cidade de Santo Expedito.

FUNDADORES

Cinco anos depois da fixação das primeiras famílias, em 1948, mais precisamente no dia 26 de abril, foi fundado o povoado de Santo Expedito, pela Companhia Colonizadora denominada “Ciampolino e Braga”, sob a responsabilidade do dinâmico Carlos Pavanhos Braga, que nesta data já havia fincado suas raízes neste pedaço de chão do oeste do Estado de São Paulo, e com a companhia, inúmeras famílias constituídas de pessoas humildes, mas trabalhadeiras, honradas e valentes, fizeram com que o povoado progredisse cada vez mais.

DESENVOLVIMENTO POLITICO – ADMINISTRATIVO

No mesmo ano em que a Companhia Colonizadora “Ciampolino & Braga” fundava Santo Expedito, foi criado o Município de Alfredo Marcondes pelo Decreto n° 233, de dezembro de 1.948. Por força desse mesmo Decreto, o povoado de Santo Expedito passou a categoria de Distrito, pertencendo a Alfredo Marcondes, fazendo parte da Comarca de Presidente Prudente.

Com elevação a Distrito, o povo de Santo Expedito, sempre ordeiro e trabalhador, continuou fazendo progredir aquele núcleo populacional, agora com mais afinco e não menos amor. Em dez anos, aquele conglomerado de casas cresceu, humanizou-se e deu condições de uma existência razoável a sua gente, com abertura de novas escolas, atendimento médico, orientação sanitária, sem contar outros inúmeros benefícios que chegaram com a evolução socioeconômica.

Em 1.958 veio a tão almejada emancipação política. Santo Expedito foi elevado a Município pela Lei n° 5.121, de 31 de dezembro de 1.958.

DA DENOMINAÇÃO

O nosso “Santo Expedito” que o Município ostenta, sua origem é uma incógnita! Por que Santo expedito?

Antes de denominar-se assim, o conglomerado humano ali existente chamava-se “Vila Ciampolino & Braga”. Supõe-se que, devido ao grande número de nordestinos que afluíram à região, e sendo Santo Expedito um dos Santos muito queridos no nordeste brasileiro, tenham dado o nome do referido santo, aquela Vila.

Entretanto, não passa de suposição, pois mesmo os moradores mais antigos não têm lembrança de como Santo Expedito tornou-se o padroeiro da Cidade.

INSTITUIÇÃO DO BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DE SANTO EXPEDITO

Em 12 de Setembro de 1.962, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal de Santo Expedito, Sr. Virgínio Cabral da Silva, a Lei Municipal n° 66, que criou o Brasão de Armas do Município de Santo Expedito, com as seguintes descrições:

BrasãoMEMORIAL DESCRITIVO

Escudo semítico esquartelado e bordejado de sable, encimado pela coroa mural privativa das municipalidades.

As partes de campos distintos trazem composições harmoniosamente colocadas que marcam as características da Cidade e Município de Santo Expedito.

SUPORTES E DIVISAS

DESCRIÇÕES DOS QUARTEIS

O primeiro de campo de prata, traz a silhueta da cabeça e pescoço cortado de um boi.

O segundo de campo de blau, traz a figura de Ouro da Cruz sobre o mundo.

O terceiro, como o precedente, de campo de blau, traz a figura de uma tocha acesa, de lume vermelho e ouro.

O último, de campo de prata, traz o cornu mitológico da abundância.

Ramos estilizados de algodão e amendoim. O primeiro frutado, e o segundo florido, são os suportes.

No listel, em campo de prata e palavras de blau, se inscreve a divisa, FIDE ET LABORE DUCO – que significa “COM FÉ E TRABALHO VENÇO”.

LITERATURA DO ESCUDO

Os campos de prata e de blau que aparecem em seus quartéis, lembram a circunstância de que a Cidade e Município de Santo Expedito, se firmam sobre as qualidades de brandura, serenidade e realeza em que vivem seus habitantes, além de o blau lembrar o mês em que se comemora o martírio do Santo que é o Orago da Cidade, Santo, cuja origem semítica, é marcada pelo estilo do escudo.

O primeiro quartel, com a silhueta do boi e a cornucópia do quarto quartel, dizem das principais atividades da Cidade e Município, que se desenvolve graças a produtos de agricultura e pecuária.

O segundo quartel, com a cruz de ouro sobre o Mundo, lembra a fé que os descobridores da terra de Santa Cruz trouxeram em suas naus, afrontando as fúrias marítimas.

A tocha perenemente acesa, lembra o fato de que o Município tem fé no futuro e para alcançar a vitória, trabalha, donde a sua divisa: COM FÉ E TRABALHO VENÇO.

Os ramos estilizados de produtos agrícolas, se constituem em uma homenagem ao braço viril do homem do campo, que mercê de Deus, vem garantindo o desenvolvimento e a manutenção do País.

ESTABELECIMENTO DA BANDEIRA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SANTO EXPEDITO

Em 25 de Abril de 1.970, foi sancionado pelo então Prefeito Municipal, Sr. Nilo Mazini, a Lei Municipal n° 285, que estabeleceu a Bandeira Oficial do Município de Santo Expedito.

BrasãoDESCRIÇÃO DA BANDEIRA

Fundo em creme claro e o Brasão de Armas do Município de Santo Expedito ao fundo e em tamanho proporcional ao da Bandeira.

DIA DO MUNICÍPIO

Em 11 de Maio de 1.967, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal, Sr. Bartolomeu José dos Passos, a Lei Municipal n° 196 que instituiu a data de 26 de abril, comemorativa como o DIA DO MUNICÍPIO, data da fundação do Município.

DIRETRIZES BÁSICAS

Os dados históricos que se referem ao Município devem ser considerados muito importantes, e forçosamente, terá que ser alvo das atenções dos administradores Municipais, pois, é de grande interesse e também de utilidade cultural para a população, principalmente a estudantil que necessita dos dados e detalhes, dos aspectos passados e presentes, da comunidade a que pertence.

Dados e Estatísticas

FUNDAÇÃO: 26 DE ABRIL DE 1948
GENTÍLICO: EXPEDITENSE
LEMA: FIDE ET LABORE DUCO - “FÉ E TRABALHO ÁRDUO”

POPULAÇÃO

DescriçãoDado
População estimada [2018]3.086 pessoas
População no último censo [2010]2.803 pessoas
Densidade demográfica [2010]29,68 hab/km²

TERRITÓRIO E AMBIENTE

DescriçãoDado
Área da unidade territorial [2017]94,465 km²
Arborização de vias públicas [2010]99,4 %
Urbanização de vias públicas [2010]13,7 %
Altitude416 m
Distância Até a Capital597,9 km
Estradas de AcessoBR-374 Rodovia e SP-541 Rodovia Júlio Budisk
Municípios LimítrofesPresidente Prudente, Presidente Bernardes, Emilianópolis, Alfredo Marcondes e Flora Rica

LOCALIZAÇÃO

Fonte: IBGE.

Voltar ao topo
Voltar ao topo

Av. Barão do Rio Branco nº 472
CEP: 19190-000
Telefone: (18) 3267-1121
Santo Expedito - SP

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software