Educação - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

Nova fachada, novos tons, mais alegria!

A   VIDA  TEM  A  COR QUE   GENTE  PINTA!

No mês de julho de 2019 Santo Expedito ficou mais alegre, as Escolas Municipais “Vereador Mário Florentino de Oliveira” e “José Gilmar Mazini” e a Biblioteca Municipal “Maria Ramalho Figueiredo” receberam um banho de novas cores em suas fachadas, além de identificação do prédio, com letras grandes e visíveis. Com a nova fachada a comunidade ganha mais informação e os alunos mais facilidade em identificar os locais que são criados para atendê-los.

A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição da identidade do meio e seus componentes, pensando nisso estava previsto no planejamento do departamento de educação a instalação de letreiros com identificação dos prédios públicos ligados ao ensino, e para caracterizar o ambiente infantil destes espaços, incentivar o desejo por estar na escola e aumentar a sensação de pertencimento e de bem-estar das crianças foi pensado em uma pintura alegre, criativa e que inspirasse o imaginário da comunidade.

Uma escola, seja ela infantil, de ensino médio ou ensino superior, é composta por diferentes espaços que visam acolher os ocupantes com conforto e produzir neles estímulos que promovam o aprendizado, a interação social saudável e a criatividade.

Nessa missão as cores são um recurso de suma significância. Se por um lado elas devem sustentar um clima acolhedor, por outro, elas não podem induzir ao comodismo ou à monotonia. A busca pelo equilíbrio tem de se pautar por composições pensadas especialmente para cada escola e para cada uma de suas alocações. Desse modo, as salas de aula terão um tipo de orientação, enquanto a biblioteca e a fachada, por exemplo, possuirão configurações cromáticas diferentes.

Como já é sabido, tons quentes estimulam e aumentam a atividade cerebral, gerando excitação, e tons frios provocam relaxamento e interiorização, propriedades que precisam ser administradas com competência no universo educacional, uma vez que não restam dúvidas sobre o poder das cores em instigar o sentido visual e encorajar a retenção da informação.

Nesse processo que ultrapassa os limites do nível estético e influencia a dinâmica do ensino-aprendizagem, o emprego das cores assume um papel ergonômico que enriquece a Arquitetura Escolar de maneira funcional sob diferentes aspectos: físico, cognitivo e psíquico.

Segundo Elizabeth Newbery (2009, p.8), “a cor é um elemento vital em nosso dia a dia. Ela nos ajuda a demonstrar quem somos e como nos sentimos. Atrai nossa atenção e fornece informações, desempenhando um papel importante na natureza”. A presença das cores dá (ou desperta) alegria a nossa vida, servindo de inspiração em nossas tarefas diárias.  Por meio dela apreciamos o colorido das belas paisagens e expressamos nossos sentimentos e emoções interagindo com o ambiente em que vivemos.

As crianças são sempre atraídas por objetos coloridos, os quais despertam muita curiosidade, cores são um universo a parte para a criança em desenvolvimento. As diferentes tonalidades captam seu interesse e despertam sua curiosidade.

Logo, as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidades: veja como exemplo os times de futebol, é se não as cores que os diferenciam e estão em seus uniformes e brasões. Cores também são códigos, como os sinais de trânsito, as luzes do giroflex policial, a cor das viaturas, da ambulância, dos carros de bombeiro, etc., em outras palavras não são somente as palavras que expressam e identificam as coisas, as cores também.

Veja mais aqui