Santo Expedito, Sábado, 30 de Maio de 2020 Telefone (18) 3267-1121

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Ação de Educação Ambiental com "Gestão participativa em Arborização Urbana" no Município

O Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu uma "Ação de Educação Ambiental com Gestão participativa em Arborização Urbana" na manhã de hoje (20/09), em parceria com o Projeto Semear, as crianças e adolescentes integrantes do Projeto realizaram o plantio de mudas de árvores na Praça Central. Com o objetivo de promover a sensibilização e a educação ambiental voltada para a importância da conservação e preservação das árvores, mostrando aos participantes, ações que podem ser realizadas para a conservação das árvores do município, a ação foi marcada em prol do Dia da Árvore, comemorado todo o dia 21 de setembro, na qual também é lembrada a chegada da primavera.

A ação contou com a participação do Prefeito Muncipal Ivandeci José Cabral, do Presidente da Câmara Municipal Vítor Norbiato Florentino, juntamente com as coordenadoras no Projeto Semear. O dia da Árvore é comemorado em todo o país e tem como finalidade conscientizar a população sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente. Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares. Além disso, a arborização deve atingir objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição, entre outros.

As árvores possuem diversas funções: elas amenizam o clima, promovem trocas gasosas (reduzindo a poluição urbana), são barreiras físicas de som e de vento, abastecem o lençol freático, protegem o solo e os rios, embelezam o meio urbano, atraem e mantém a biodiversidade, proporcionam sombra e lazer, melhoram a saúde física e mental, dentre outros benefícios. A arborização urbana também é positiva no fomento ao turismo devido aos benefícios de ordem estética, quando estão relacionados a efeitos visuais, proporcionando um contato do homem com a natureza, produzindo um efeito harmônico através de suas linhas suaves e orgânicas, formas, cores e texturas, criando paisagens específicas, proporcionando identidade às ruas.