Centro de Educação Ambiental - “Instalação Modelo de Sustentabilidade”.

A instalação modelo de sustentabilidade do município de Santo Expedito é a UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE “EULINA RAMOS PASSOS”.

Através da parceria entre o Departamento Municipal da Saúde, juntamente com o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Departamento de Obras, foi estruturada a "Instalação Modelo de Sustentabilidade" do município de Santo Expedito, a UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE “EULINA RAMOS PASSOS”, que  fica situada na Avenida Barão do Rio Branco, 570 – Centro, e a responsável pelo local da instalação é a Coordenadora Municipal de Saúde Glaucia de Andrade Gonçalves Ferario.

A edificação é dotada de vários itens que reduzem o uso de recursos naturais, e assim, preservando-os para as gerações futuras, tais como:

1 - Sistema de Energia Solar Fotovoltaica;
2 - Uso de Lâmpadas Led: vida útil maior e menor consumo energético;
3 - Pintura Clara e Janelas amplas aproveitando a iluminação natural;
4 - Ventilação cruzada aproveitando a ventilação natural;

5 - Torneiras com arejadores, reduzindo a vazão e o desperdício d'água;

6 - Caixa de Descarga acoplada nos banheiros, reduzindo o desperdício d'água;

7 - Rampas de acesso para portadores de necessidades especiais;

8 - Banheiros para portadores de necessidades especiais;

9 - Papa Pilhas: descarte correto de pilhas e baterias;

10 - Bebedouro com acionamento manual temporizado e regulagem de jato d'água, reduzindo o desperdício d'água;

11 - Reuso da água do Ar condicionado para irrigação dos vasos de plantas;

12 - Lixeiras de Coleta Seletiva dos resíduos sólidos recicláveis e descartáveis;

Funcionamento: O Centro de Educação Ambiental - Instalação Modelo de Sustentabilidade - é um espaço aberto à rede de ensino de Santo Expedito e região, para divulgar, compartilhar e realizar atividades de educação ambiental. Para visitação ou mais informações do Centro de Educação Ambiental - Instalação Modelo de Sustentabilidade, ligar no telefone (18) 3267 – 1116.